segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

OS MASHUPS ESTÃO CHEGANDO!


As aplicações mashup bateram às portas da Web há poucos anos e estão se tornando bastante populares. Se pesquisarmos o termo no Google Trends e visitarmos sites como o Programmableweb (http://www.programmableweb.com/), veremos estatísticas interessantes. Agora no início de julho o Programmableweb registrava 3171 mashups. O crescimento é acelerado, de pouco mais de 2600 mashups em janeiro para os mais 3100 agora. A estatística mais atual (http://www.programmableweb.com/mashups) mostra pelo menos 3 novos mashup sendo registrados por dia.
Aliás, já usamos mashups de forma sistemática. Querem um bom exemplo? O iGoogle (http://www.google.com.br/ig). 

Uma pesquisa do Economist Intelligence Unit, feita em janeiro de 2007 já mostrava que 22% das empresas pesquisadas estavam usando mashups e 42% planejavam usar em no máximo dois anos. O que significa isto? Mashups estão saindo do campo das curiosidades tecnológicas, do mundo do usuário final, para entrarem nas empresas.

E que os mashups vão trazer de diferente para as áreas de TI? Talvez a maior diferença seja que os usuários vão poder criar suas próprias aplicações...isto é uma quebra de paradigmas. No modelo tradicional os desenvolvedores escrevem todas as aplicações, inclusive os interfaces para os usuários. Quase não há espaço para customizações. Com mashups, os desenvolvedores vão se concentrar na geração das informações empresariais, expondo-as via APIs (olhem o SOA!) deixando para o usuário a construção da camada de visualização. Criar mashups como o Housingmaps (http://www.housingmaps.com/) ou o Zillow (http://www.zillow.com/) é hoje quase tão fácil quanto criar um blog. O resultado é que usuários sem maiores conhecimentos de tecnologia (basta um conhecimento técnico similar ao uso básico do Excel, por exemplo) podem criar suas próprias aplicações mashup.

A área de TI, concentrando-se em ser uma data source corporativa também vai atuar de forma mais produtiva, uma vez que grande parte do trabalho de escrever interfaces e aplicações end-user ficarão a cargo dos próprios usuários. Lembram-se do conceito da cauda longa (Long Tail)? Pois estas aplicações mashups atenderão a imensa demanda da cauda...Além disso, a maior flexibilidade, de aglutinar informações internas e externas vai gerar uma camada de visualização e aplicações end-user muito mais inovadora que atualmente. Visualizem um internet banking que possibilite uma experiência com o usuário muito mais rica e sintonizada com suas necessidades...Por exemplo, na IBM temos uma aplicação experimental chamada Trip Planner, que combina 10 diferentes fontes de dados, inclusive com mapa mostrando onde, em cada cidade, os hotéis, locadoras de veículos e escritórios da IBM estão localizados. 

Como lembrete, se quiserem se atualizar sobre o conceito da cauda longa acessem o http://www.thelongtail.com/.
Bem, mas tudo será tão formidável assim? Claro que existem muitas pedras no caminho...tem um paper muito interessante que mostra alguns dos desafios para se chegar ao cenário dos mashups empresariais. Vale a pena lê-lo. Está em http://blogs.zdnet.com/Hinchcliffe/?p=141.
Mas, um passo a frente na evolução dos mashups empresariais é a entrada da IBM neste contexto. Vejam o anúncio em http://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/23378.wss. A IBM está desenvolvendo muitas ações para tornar os mashups empresariais adequados em termos de segurança e padrões. Recentemente doou sua tecnologia de “secure mashup” para a OpenAjax Alliance, que vai embuti-la no projeto OpenAjax Hub 1.1. Esta tecnologia permite informações de diferentes fontes se comunicarem, mas as mantém separadas, evitando que código mal intencionado possa contaminar os sistemas corporativos. Vejam mais informações em http://www.openajax.org/member/wiki/OpenAjax_Hub_1.1_Specification e http://www.openajax.org/whitepapers/Ajax%20and%20Mashup%20Security.php. 
O Gartner Group publicou algumas análises sobre os anúncios da IBM no cenário dos mashups, como o Mashup Center. Alguns extratos destas análises são: “IBM has announced the beta version of its IBM Mashup Center. The offering is unique in its capabilities and promises to generate more enterprise interest in mashups, bringing them a step closer to a mainstream business use”. E finaliza com “Mashup implementations and technologies are evolving rapidly. Don’t ignore this important trend; rather, immediately begin forming a strategy for enterprise mashups. Evaluate IBM as a potential mashup environment provider, especially where business users are the target mashups builders and legacy systems access is an imperative”. 
Para saber um pouco mais do Mashup Center vejam estes anúncios da IBM em http://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/24340.wss e http://www-03.ibm.com/press/us/en/pressrelease/23838.wss. 
Na minha opinião, os mashups empresariais vão se tornar a bola da vez em mais uns dois anos. É o tempo para a maturação das suas idéias e conceitos, vencer resistências. Mas será uma tendência irresistível. Para imaginarmos o aumento de produtividade das empresas, podemos considerar que para cada desenvolvedor profissional deve existir pelo menos de 10 a 20 usuários razoavelmente preparados (com conhecimentos técnicos suficientes para programar algo da complexidade da programação em Excel) prontos para escreverem aplicações mashups específicas para seus problemas de negócio...




Bem, e a opinião de vocês?


Tags: web20 inovacao

Fonte: https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/ctaurion/entry/os_mashups_est_c3_a3o_chegando?lang=en


Nenhum comentário:

Postar um comentário